Criação de codornas

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Agridat.
IMPORTÂNCIA
A codorna vem-se destacando, nos últimos tempos, como promissora criação de avesadaptada às condições de exploração doméstica. Esta preferência é decorrente do crescenteaumento do consumo de ovos de codorna e do expcepcional sabor de sua carne, responsávelpor iguarias finas e sofisticadas.
Do lado técnico-econômico, torna-se ainda mais atrativa, ao verificar-se o seu rápidocrescimento e atingimento da idade de postura, a sua elevada prolificidade e o seu pequenoconsumo de ração, conforme os dados zootécnicos que se seguem:· Peso do pinto ao nascer: 10 gramas· Peso da ave adulta: fêmea 150 gramas - macho 120 gramas· Início de postura: 45 dias· Período de produção: 10 meses· Percentagem de postura: até 80%· Ovos por ave por ciclo produtivo: 250 a 300 ovos· Peso médio do ovo: 10 a 12 gramas· Período de incubação: 16 dias· Idade para abate: 45 dias· Peso médio de abate: 120 gramas· Consumo de alimento até o abate: 500 gramas· A criação racional de codornas segue regras básicas de manejo, alimentação, sanidade einstalações.
ONDE CRIAR CODORNAS
http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Agridat.
As codornas devem, preferentemente ser criadas em baterias gaiolas, por ocuparem menorespaço, além de facilitar o manejo da ave.
Estas baterias e gaiolas de criação podem ser de construção caseira, empregando-se tábuas etela de arame, ou, ainda, adquiridas no comércio.
Devem ficar ao abrigo, em cômodo vedado e ventilado.
Destinadas àquelas aves de reprodução, devem ser de abrigo coletivo: uma gaiola para ummacho e 2 a 3 fêmeas. Um conjunto de gaiolas superpostas formará as baterias.
Destinadas somente às codornas fêmeas em período de postura, são constituídas por gruposde pequenas jaulas justapostas para o abrigo de 2 a 3 aves.
Com aquecimento elétrico, são utilizadas para a criação do pintinho, desde a eclosão até aidade mínima de 15 dias. Este tipo de criação em piso forrado de maravalhas e aquecido com campânula ou lâmpada.
Os bebedouros devem ser do tipo copo de pressão, usado para pintinhos de um dia, commola espiral no espaço destinado à bebida, ou do tipo mangueira fina, cobrindo toda aextensão, de maneira a evitar que os pintinhos se afoguem.
Constituída por conjuntos de jaulas coletivas, destinam-se à criação das codornas para oabate.
A engorda ainda poderá ser feita em piso forrado com cama à semelhança da ciação defrangos. O cômodo deve ser adequadamente vedado, e é possível criar entre 120 a 150 avespor metro quadrado.
COMO ALIMENTAR AS CODORNAS
Em nosso meio, são encontradas rações comerciais fareladas de uso exclusivo de codornas.
pintinho de codorna, após a eclosão, deve ser mantido em jejum durante 24 horas. A partirdeste período receberá ração à vontade. Esta ração contendo 26% de proteína bruta deveráser oferecida à ave até a idade de 45 dias, quando é levada ao abate ou para a produção deovos. O consumo estimado no período é de 500 gramas por aves.
A partir de 45 dias, as fêmeas receberão a ração de postura com cerca de 23% de proteínabruta. Devem ser oferecidos diariamente entre 30 a 35 gramas desta ração por ave.
http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Agridat.
A água deve ser potável e sempre à vontade.
A ração deve ser armazenada em local seco e fresco, não ter contato direto da embalagemcom o piso e não ser guardada por período superior a 30 dias. Deve-se evitar, ainda, queseja atacada por roedores.
COMO MANEJAR A CRIAÇÃO
As codornas de reprodução devem, preferentemente, ser mantidas em gaiolas coletivas demacho e fêmea. Semanalmente, o macho de um abrigo deve ser trocado de lugar com omacho do abrigo vizinho e assim sucessivamente. Recomenda-se um macho para cada2 a 3fêmeas.
Devido à grande sensibilidade das codornas à consanguinidade, com marcados efeitosnocivos, recomenda-se evitar os cruzamentos entre parentes parentes próximos. Os ovosférteis de codornas podem ser incubados naturalmente com galinhas anãs ou pombas, muitoembora seja um método de pouca eficiência, devido às grandes perdas. O maisrecomendável é através da incubação artificial.
Decorridas as primeiras 24 horas da eclosão, os pintinhos devem receber aquecimento,ração e água à vontade.
A temperatura inicial de criação deve ser 38ºC. A partir do terceiro dia de vida, procede-seà redução diária de 1ºC até que a temperatura se torne ambiente.
piso da criadeira é forrado com papel durante os três primeiros dias de vida. A ração serádistribuída na própria forração de papel por sobre o piso, nos três primeiros dias. Depoisoferecida em cochos do tipo bandeja.
Os bebedouros devem ser lavados e sua água trocada, no mínimo, duas vezes ao dia.
A recria compreende o período entre 16 e 45 dias de idade. Nesta época, as aves continuamrecebendo ração e água à vontade.
A quantidade de ração por ave deve ser de 30 a 35 gramas, e a água deverá ser fornecida avontade.
Para um índice elevado de postura, o ambiente da criação das codornas em produção deveser iluminado na base de uma lâmpada incandescente de 15 WATTS para cada 5 metrosquadrados de galpão.
Recomenda-se do dia seja prolongado para 17 horas, através da associação de luz natural http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Agridat.
com luz artificial, estabelecendo-se um esquema de acendimento das lâmpadas pelamadrugada e à noite.
Exemplo: ligar às 4 horas e desligar às 6 horas e 30 minutos.
Ligar novamente às 17 horas e 30 minutos e desligar às 21 horas.
Os ovos serão colhidos duas vezes ao dia. A primeira coleta realizada pela manhã e a outra,à tarde. Eles devem ser acondicionados nos pentes próprios, mantidos sobre refrigeração,para que as suas qualidades nutritivas sejam conservadas. Os ovos destinados à incubaçãoserão mantidos em ambiente fresco, arejado e nunca por um período superior a 7 dias.
COMO PREVENIR DOENÇAS
Constituem-se práticas que contribuem para a saúde das codornas a limpeza e ahigienização do ambiente da criação, a limpeza frequente dos bebedouros e comedouros,assim como, a retirada periódica das fezes nas bandejas coletoras.
Deve-se lavar e desinfetar a bateria ou a gaiola toda vez que dela for retirado um lote.
As codornas devem ser vacinadas contra as doenças de Newcastle e Coriza, por seconstituírem naquelas de maior importância econômica.
Vacinação de Newcastle:1a. dose - aos 21 dias de idade, vacina vírus vivo, amostra La Sota.
- via ocular, instilando-se uma gota de vacina no olho.
2a. dose - aos 45 dias de idade, vacina vírus morto, oleosa.
- via injetável, no músculo do peito, ou subcutânea, na dose de 0,5 ml (meio mililitro) Vacinação de Coriza Infecciosa:1a. dose - aos 28 anos de idade, vacina amostra morta, a absorvida em hidróxido dealumínio.
- via injetável, no músculo do peito ou subcutânea, na dose de 0,5ml.
2a. dose - aos 45 dias de idade, vacina amostra morta, emulsão oleosa.
-via injetável, no músculo do peito ou subcutânea, na dose de 0,5 ml.
Aos 30 dias de idade, vermifugar as aves, através da ração, com drogas à base demebendazole. Repetir a medicação 3 semanas após.
A dosagem deverá ser o dobro daquela recomendada a galinhas.

Source: http://www.almanaquedocampo.com.br/imagens/files/Cria%C3%A7%C3%A3o%20de%20codornas%20emater.pdf

jesterentertainment.com.au

Jester Entertainment - Daiquiri / Slushie Flavours List Flavours Description Alcohol Required Cocktail Flavours Cino Freeze Rich, smooth & creamy, its just like drinking frozen baileys2L milk, 500ml baileys, 500ml kahlua, 700ml vodkaThe old favourite, mubslide mix with butterscotch schnapps2L milk, 1L baileys, 700ml vodka, 500ml butterscotch schnappsFloat away with your f

Patient_ep_refractory.qxd

AAN Guideline Summary for PATIENTS and THEIR FAMILIES EFFICACY AND TOLERABILITY OF THE NEW ANTIEPILEPTIC DRUGS FOR TREATMENT OF REFRACTORY EPILEPSY If you or a loved one has epilepsy, this fact sheet will help you and your doctor talk about medicines—called antiepileptic drugs (AEDs) —that offer hope for people with refractory epilepsy . People with refractory epilepsy continue to

© 2008-2018 Medical News